Buscar
  • Mario Teixeira

Governos do RJ e SP oferecem cursos gratuitos de qualificação profissional

Com a pandemia as inscrições estão suspensas, mas a Fundação de Escola Técnica do Rio de Janeiro e o Via Rápida, em São Paulo, são boas opções para qualificação na área



Qualificação profissional é o grande diferencial para a conquista de melhores vagas de empregos. Se era assim antigamente, na atualidade, dentro desse 'novo normal', estar preparado para as oportunidades que surgirão será essencial para a manutenção no mercado de trabalho e a ampliação de seus horizontes. O foco principal dos governos é levar para o mercado de trabalho jovens e adultos que estão à margem do processo econômico ou em subemprego.


No Rio de Janeiro os cursos estão ligados à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, através da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). Inclusive há uma parceria com a famosa escola francesa de Gastronomia Le Cordon Bleu, para qualificação gratuita de alunos, assim como outros cursos presenciais oferecem o aprendizado e a atualização de profissionais que estarão ocupando os postos em hotéis e restaurantes. A famosa escola francesa oferece 20% de suas vagas no Rio de Janeiro para o governo do estado.


Atualmente os alunos do curso de Técnico em Cozinha, da Faetec Cidade de Deus, estão tendo acesso aos conteúdos teóricos através de um blog, onde são disponibilizados materiais de aprendizagem. As aulas práticas, com no máximo 30 alunos por turma, entretanto, só serão retomadas quando houver possibilidade de um retorno seguro dos alunos. Nesse caso, os alunos interessados passam por uma prova e há perspectiva de cobrança de uma taxa de inscrição.


Para os cursos de qualificação, gratuitos e com o processo seletivo sendo feito por sorteio de vagas, há diversos pólos espalhados pelo estado. Não há ainda previsão de retorno das aulas e tanto o conteúdo teórico, quanto prático, só serão dados na volta das aulas presenciais.


PÓLOS E CURSOS


Auxiliar de Cozinha

Unidades:

Faetec Bangu

Faetec Nilópolis - Unidade Paiol De Pólvora

Faetec Petrópolis - Unidade Cascatinha

Faetec Piraí

Objetivo do curso: Formar profissionais capazes de auxiliar o cozinheiro na organização e no preparo de alimentos. Realizar higienização, cortes, porcionamento, congelamento, armazenamento e conservação adequada de hortifrúti, carnes entendendo o fluxo do alimento. Realizar preparações prévias com molhos, massas, cremes e guarnições. Zelar pela higiene e limpeza da cozinha, observando normas sanitárias e de saúde e segurança do trabalho.

Bartender

Unidades:

Faetec Bangu

Objetivo do curso: Formar profissionais capazes de preparar, servir e desenvolver drinks, utilizando produtos variados, como cremes, tipos de café, bebidas alcoólicas e suco de fruta.

Confeiteiro

Unidades:

Faetec Bangu

Faetec Laje do Muriaé

Faetec Nilópolis - Unidade Paiol de Pólvora

Faetec Piraí

Faetec Quintino

Faetec Santa Marta

Objetivo do curso: Formar profissionais capazes de planejar a produção de massas, doces, coberturas, recheios e similares. Realizar higienização, cortes, porcionamento, congelamento, armazenamento e conservação adequada dos alimentos de confeitaria básica. Zelar pela higiene e limpeza da cozinha, observando normas sanitárias e de saúde e segurança do trabalho.

Cozinheiro

Unidades:

Faetec Petrópolis - Unidade Cascatinha

Faetec Quintino

Objetivo do curso: Formar profissionais capazes de manipular alimentos e preparar refeições seguindo o cardápio estabelecido, de acordo com os padrões de qualidade, higiene e segurança alimentar.

Garçom

Unidades:

Faetec Laje do Muriaé

Faetec Miguel Pereira

Faetec Nilópolis - Unidade Paiol de Pólvora

Faetec Quintino

Faetec São Gonçalo - Unidade Vila Lage

Objetivo do curso: Formar profissionais capazes de recepcionar o cliente e ocupar sua acomodação a mesa, registrar pedidos e orientar escolhas; Utilizar técnicas para servir alimentos e bebidas; Organizar espaços físicos de alimentos e bebidas.

Padeiro

Unidades:

Faetec Piraí

Faetec Nilópolis - Unidade Paiol de Pólvora

Faetec São Pedro da Aldeia

Faetec Bangu

Objetivo do curso: Formar profissionais capazes de preparar massas fermentadas, pães salgados, doces, sovados. Técnica de masseiro e pizzaiolo, salgados e recheios; controlar processos na linha de produção e efetuar testes em produtos e embalagens.

Salgadeiro

Unidades:

Faetec Araruama

Faetec Bangu

Faetec Cidade De Deus

Faetec Nilópolis - Unidade Paiol De Pólvora

Faetec Quintino

Faetec Restaurante Escola - Unidade Palácio Guanabara

Objetivo do curso: Formar profissionais capazes de preparar massas, salgados e recheios; controlar processos na linha de produção e efetuar testes em produtos e embalagens.

Subchef de Cozinha

Unidades:

Faetec Bangu

Objetivo do curso: Formar profissionais capazes de auxiliar o Chef de Cozinha na organização, liderança e no preparo de alimentos. Neste curso ele aprende a liderar funções que realizam higienização, cortes, porcionamento, congelamento, armazenamento e conservação adequada de frutas, verduras, carnes, aves, peixes, crustáceos e frutos do mar. Realizar preparações prévias com molhos, massas, cremes e guarnições, com finalizações mais apuradas e visualmente contemporâneas. Zelar pela higiene e limpeza da cozinha, observando normas sanitárias e de saúde e segurança do trabalho.

VIA RÁPIDA


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo disponibiliza o programa 'Via Rápida', que oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para jovens e adultos em busca de melhores oportunidades de emprego e de geração de renda em todo estado. Os cursos têm duração de até 100 horas e são oferecidos de acordo com o mercado de trabalho de cada região. Eles podem ser realizados nas Escolas Móveis do Via Rápida ou em salas de aula do estado, do município ou de outras organizações. No momento, as aulas estão virtuais devido à pandemia.


Em relação a área gastronômica, entre as qualificações oferecidas estão: Ajudante de Cozinha, Auxiliar de Cozinha, Chocolateria, Confeitaria, Culinária Básica, Fabricação de Pizzas, Fabricação de Salgados, Panificação de pães integrais e de fermentação natural, Preparo de Defumados e Embutidos, Preparo de Laticínios, Cozinha Vegetariana, Magarefe - Manipulação de Carnes, Cortes Nobres e Acondicionamento, Formação Básica em Gastronomia, Planejamento e Gestão de Empreendimentos Gastronômicos, Preparo de Marmitas e Panificação.

Os cursos são destinados para jovens e adultos maiores de 16 anos, domiciliados no estado de São Paulo. Há preferência para desempregados, pessoas de baixa e renda ou com deficiência. As aulas são gratuitas e as inscrições podem ser realizadas pelo site: www.cursosviarapida.sp.gov.br. No momento, a oferta de cursos na área de gastronomia está suspensa por conta da pandemia do novo coronavírus.



21 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

© 2020 por Mario Teixeira