Buscar
  • Mario Teixeira

Chef cria Projeto Fermento para ajudar famílias a ganhar dinheiro

Com base em uma pesquisa sobre a presença de biscoito na vida dos brasileiros, chef Lúcia Soares criou projeto com videoaulas gratuitas e apostilas, disponíveis à população

A pandemia de Covid-19 fez com que muitas famílias perdessem a única fonte de renda em todo o país. Com a indefinição do período de isolamento, e tendo como base uma pesquisa feita Kantar WorldPanel de que biscoito é o produto mais presente nas casas brasileiras, em 99,7% das residências, a chef Lúcia Soares decidiu criar o Projeto Fermento. A proposta é ensinar as pessoas a produzirem não apenas para o próprio sustento, mas também para a venda.


Embora não tenha uma métrica do número de pessoas que fizeram o curso, já que ele é aberto a qualquer pessoa, a chef tem recebido mensagens de centenas de internautas agradecendo pela iniciativa e confessando que o curso possibilitou uma 'volta por cima' em muitos lares. Para melhorar ainda mais o acesso de famílias mais carentes ao curso, há a expectativa de fazer parcerias com associações de moradores e entidades sociais, a fim de garantir a multiplicação das informações.


"Pretendemos fechar parcerias com associações de moradores e entidades de apoio social como estratégia de inclusão de pessoas mais carentes. No entanto, nosso público alvo não inclui apenas essa classe social, mas toda a população que precisa de uma alternativa de renda porque perdeu seus postos de trabalho ou reduziu sua carga horária", frisou a chef Lúcia Soares.


Dependendo das oportunidades, ela pretende produzir em 2021 cursos online que propiciem a formação profissional para confeiteiros, com possíveis incursões presenciais. A chef, que trabalha há muitos anos com instituições que realizam trabalhos sociais, acredita que a insegurança alimentar é um problema grave no país, mas que a pandemia ampliou os critérios de risco para a população. Hoje a saúde está relacionada também a uma mudança de comportamento, que certamente envolve a questão alimentar.


Baixe aqui a apostila do Curso de Biscoitos e Bolachas


EQUIPE PROJETO FERMENTO:

Identidade visual: Mônica Dias – @monicamidia

Filmagem e edição: Luís Carlos Paravati – @paravati57

Folders: Marcia Lopes – @marcinhamlopes

Fotografia: Mauro Holanda – @mauroholanda

Produção artística (food stylist): Fernanda Ribeiro – @fe.a.ribeiro

Receitas: Lucia Soares - @lucia.soares.35, Marli Dall Stella - @receitas_austriacas,Patricia Vieira – @patitgateau



134 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

© 2020 por Mario Teixeira